O Airbus A380 é o maior avião comercial de passageiros já desenvolvido. Este vido apresenta algumas informações sobre o avião e seu processo de produção.
A primeira unidade de nossa disciplina trata sobre Globalização. Para começar o semestre, após ver este video e ler o texto "Mudança Global: o mapa da economia global instável", faça um cometário sobre a globalização, relacionando com o Comércio Exterior.
Baseando no vídeo mostrado, a globalização e o Comércio Exterior andaram de "mãos juntas" na fabricação do Airbus A380, uma vez que,foram importadas peças essenciais desde as asas do avião até uma estrutura preparada exclusivamente para ser utilizada na fabricação do mesmo com origens França, Alemanha, Grã-Bretanha, e Espanha.
ResponderExcluirPodemos então ver que a globalização vem se desenvolvendo cada vez mais, e o comércio exterior é um dos seus grandes aliados neste desenvolvimento.
Obs.: Não foi comentado nada sobre o texto "Mudança Global: o mapa da economia global instável" uma vez que não consegui localizá-lo no sistema SOL.
Reforçando as observações da Sthefânia e o comentado em sala semana passada, o video ressalta a relação do Comércio Exterior com a Globalização, que possibilita o aumento de investimentos entre diferentes países, reforçando inclusive as transações e fluxos comerciais inter-empresariais. Esse movimento reflete em uma melhoria na produção que permite um melhor atendimento e busca de satisfação do público alvo, como no caso do Airbus A380.
ResponderExcluirEste video é muito interessante pelo ponto de vista do comércio exterior, no entanto o acho muito mais atraente do ponto de vista logistico, pois é concebido todo uma linha de transporte para as grandes peças e partes que são produzidas em varias partes do mundo. Não so no caso do Airbus, mas também nos casos de industrias, quando as grandes maquinas são produzidas em paises como a Alemanha e Suiça e transportados ao ponto de montage por meio de navios, aviões, trens e caminhões especiais.
ResponderExcluirA globalização faz com que cada dia mais haja a necessidade de criações monstruosas e que por sua vez demandam estruturas e industrializações tambem globais.
Mayra Ruas
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO documentário é interessante por diversos aspectos abordados. Primeiramente é mostrado à própria questão da estratégia da empresa em conceber um produto que tivesse aceitação no mercado e que fosse competitivo perante aos seus concorrentes. De tal forma, a Airbus conseguiu desenvolver um produto que adequasse às condições de infra-estrutura atuais na maioria dos aeroportos internacionais do planeta, assim como a questão de viabilidade econômica do transporte de passageiros, já que, ao levar mais pessoas em um só vôo, torna o custo operacional mais barato e, portanto, os das passagens.
ResponderExcluirEm segundo, há o contexto da globalização, na qual a Airbus, assim como diversas empresas, possui a estratégia de fabricar seus produtos em diversas partes do mundo, provavelmente devida há algum aspecto que tornou a fabricação mais barata naquela parte do planeta. Mas com certeza, conforme comentário da Mayra, a logística necessária que envolve este projeto é um ponto interessantíssimo, assim como desafiador, pois são apenas cinco dias para a fabricação de um produto de tal dimensão física, o que torna os profissionais de Comércio Exterior, assim como os planejadores/administradores, uma importante peça neste processo.
Para finalizar, observa-se que a empresa buscou fabricar as diversas partes de seu produto dentro da União Européia, o que resultou em agilidade para o transporte das mercadorias, já que o bloco é uma união econômica que não possui barreiras para capital e trabalho.
Ricardo Marques
O vídeo mostra conceitos que são do domínio do profissional de COMEX, tais como layout fixo e logística em seus diversos modais. A globalização está presente no fato dos fornecedores e outras unidade da Airbus estarem espalhados por outros países, fazendo com que a empresa busque vantagens não apenas no mercado local.
ResponderExcluirRicardo F. Teixeira
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirDiante dos comentários pertinentes dos colegas, faço um pequeno complemento com a leitura proposta do texto, que a Europa tem a maior integração política economica do mundo. Conta com a maior entrada de IDE sendo também a maior região comercial do mundo. O centro logístico e produtivo das partes complementares do A380 mostrado no vídeo, nos explica essa intraregionalidade dos paises europeus. MONICA RESENDE
ResponderExcluir